SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Controle de estímulos, modelagem do comportamento verbal e correspondência no “Otelo” de ShakespeareAlterações ambientais independentes da reposta e sua interação com o relato verbal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

BORLOTI, Elizeu; FONSECA, Karina de Andrade; CHARPINEL, Carina Paiva  y  LIRA, Karyne Mariano. Uma análise etimológico-funcional de nomes de sentimentos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 77-95. ISSN 1517-5545.

A tese skinneriana de que todas as palavras usadas para designar sentimentos começaram como metáforas foi considera uma “teoria funcional da metáfora”. O objetivo deste artigo é descrever a etimologia de nomes de sentimentos na Língua Portuguesa por meio de uma análise etimológicofuncional na qual foram inferidas as possíveis contingências originais que poderiam ter controlado a emissão desses nomes. Os dados foram cinco nomes de sentimentos analisados por uma combinação da análise de sua etimologia e de sua função. Os resultados confirmam a tese skinneriana revelando a contingência original que deu o sentido radical ao radical das palavras. Revelam, ainda, a possibilidade de análise funcional de elementos gramaticais adicionais que compõem a morfologia das palavras.

Palabras clave : Etimologia; Análise funcional; Metáfora; Autoclítico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )