SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Alterações ambientais independentes da reposta e sua interação com o relato verbalO que se faz e o que se diz: auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

HAMASAKI, Eliana Isabel de Moraes  e  TOMANARI, Gerson Yukio. Efeitos de diferentes contingências sobre o uso de tempos verbais na construção de frases. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 119-131. ISSN 1517-5545.

Foram investigados efeitos de ganho e perda de pontos sobre a utilização de tempos verbais na construção de frases. Por meio do aplicativo VERBAL 2.0 (Tomanari, Matos, Pavão, & Benassi, 1990), 101 estudantes foram submetidos a uma tarefa na qual construíam frases utilizando seis possíveis tempos verbais. Na fase experimental, em diferentes grupos de participantes, o uso do Pretérito Imperfeito ou Futuro do Presente foi conseqüenciado por ganho (maior vs. menor), manutenção ou perda (maior vs. menor) de pontos em relação à conseqüência alternativa produzida pelo uso de qualquer um dos demais cinco tempos verbais. Resultados mostraram um aumento na freqüência do uso dos tempos verbais selecionados para reforçamento, demonstrando, assim, o controle operante sobre o uso destes na construção de frases. Pares distintos de contingências (ganho ou perda vs. manutenção de pontos) produziram efeitos reforçadores mais acentuados do que pares similares (ganho ou perda maior vs. menor de pontos), especialmente no uso do Futuro do Presente. Por meio do procedimento proposto, torna-se possível a investigação sistemática dos efeitos de contingências potencialmente aversivas sobre o comportamento verbal humano.

Palavras-chave : Comportamento verbal; Controle pelas conseqüências; Tempos verbais; Humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )