SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Efeitos de diferentes contingências sobre o uso de tempos verbais na construção de frasesSkinner e Bakhtin: possíveis diálogos no estudo da língua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

OLIVEIRA, Wilton de  y  AMARAL, Vera Lúcia Adami Raposo do. O que se faz e o que se diz: auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 132-153. ISSN 1517-5545.

A presente pesquisa teve o objetivo de verificar as relações entre os auto-relatos emitidos por três terapeutas comportamentais (com tempo de experiência distinto) sobre seus próprios comportamentos na interação com seus clientes e os respectivos comportamentos que de fato ocorreram. Nove sessões foram filmadas e transcritas integralmente. Selecionaram-se episódios em que os terapeutas emitiram comportamentos, dos quais foram formuladas questões para coletar os auto-relatos. Sete dias após a sessão aplicou-se o questionário; apenas na terceira sessão os terapeutas assistiram à filmagem antes da entrevista. As categorias de análise tiveram como base o operante verbal tato. A Terapeuta a: apresentou os índices mais elevados de distorções nos autorelatos, sendo seguida pela Terapeuta b: ambas apresentaram freqüências de desempenhos instáveis; a Terapeuta c: apresentou os menores índices de distorções e o desempenho mais estável e foi à única que afirmou não se lembrar do que fez na sessão. Os resultados corroboram a teoria analítico-comportamental: auto-relatos sobre o passado tendem a ser imprecisos.

Palabras clave : Auto-relato; Terapia comportamental; Teoria analítico-comportamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )