SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1What’s to do and what’s to say: self-reports emitted by behavior therapists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

MIRANDA, Rodrigo Lopes; BRUCKNER, Juliana Prieto  and  CIRINO, Sérgio Dias. Skinner e Bakhtin: possíveis diálogos no estudo da língua. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 154-171. ISSN 1517-5545.

A linguagem pode ser considerada um objeto de estudo interdisciplinar, construído, este, no diálogo entre diversas disciplinas, dentre as quais a Filosofia da Linguagem e a Psicologia. Nesse sentido, o presente trabalho procurou analisar a aproximação entre proposições de Bakhtin e Skinner. O principal ponto analisado foi a noção de língua como o produto de interações entre sujeitos socialmente organizados. Bakhtin foca a interação verbal entre locutores e interlocutores, enquanto Skinner salienta o fazer, necessariamente mediacional, daquele que se comporta verbalmente. Ambos os autores indicam a importância dos determinantes sociais para a ação verbal e criticam a noção da língua como um reflexo de condições internas daquele que fala. Entretanto, não apenas pontos de convergência foram encontrados, também há elementos divergentes. A partir dos resultados encontrados, verifica-se que com este tipo de estudo de aproximação entre áreas e teorias o intuito não é o de suplantar uma área pela outra, mas sim, abrir novas possibilidades de estudo.

Keywords : Língua; Comportamento Verbal; Interação Verbal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )