SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Contingências envolvidas na condução do desenvolvimento verbal de uma criança de 5 anosO efeito de contingências de reforçamento programadas sobre o relato de eventos privados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

WECHSLER, Amanda Muglia  e  RAPOSO DO AMARAL, Vera Lúcia. Correspondência verbaluma revisão da literatura. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 189-208. ISSN 1517-5545.

Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o nãoverbal de um indivíduo. As pesquisas em correspondência verbal têm se utilizado de treinos de correspondência, uma técnica para estabelecer, manter, diminuir ou extinguir comportamentos não-verbais através do controle do comportamento verbal, em três fases: linha de base, reforçamento da verbalização e reforçamento da correspondência entre o comportamento verbal e o não-verbal. Esses treinos usam-se de três sequências diferentes: dizer-fazer, fazer-dizer e dizerfazer- dizer. Este artigo faz uma revisão das pesquisas na área de correspondência verbal nestas três diferentes seqüências. Ressalta, ainda, estudos atuais, que se preocuparam em descrever o fenômeno da correspondência e, portanto, não utilizaram metodologia experimental e, por consequência, não realizaram treino de correspondência e sim observaram a emergência da correspondência verbal natural.

Palavras-chave : Correspondência verbal; Comportamento verbal; Revisão; Correspondência dizer-fazer/fazer-dizer/dizer-fazer-dizer; Interação entre comportamento verbal e não verba.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )