SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Correspondência verbalEstudo de caso: treino cognitivo de controle da raiva em paciente com hipertensão leve índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

CUNHA, Luciano de Sousa  e  BORLOTI, Elizeu Batista. O efeito de contingências de reforçamento programadas sobre o relato de eventos privados. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 209-230. ISSN 1517-5545.

Este experimento investigou o controle de contingências programadas sobre eventos privados do tipo sentir, empregando um procedimento que eliciou tais eventos e evocou o tacto dos mesmos, elucidando como as contingências de reforçamento programadas se relacionam com tactos de eventos privados. Participaram 20 estudantes, de ambos os sexos (11-14 anos) que executaram tarefas do software Psychotacto2.0. O software simulou quatro contingências básicas (reforço e punição, positiva e negativa) coletando relatos verbais sobre sentimentos em cada contingência. Resultados: Em cada fase, predominaram os relatos: Reforçamento Positivo: contentamento, ansiedade, satisfação e alegria; Punição Negativa: frustração, desapontamento, tristeza e apreensão; Punição Positiva: raiva, aborrecimento, ansiedade, apreensão e medo; Reforçamento Negativo: ansiedade, apreensão e alívio. Conclui-se que a exposição às contingências pode eliciar eventos privados do tipo sentir e produzir tactos que coincidem em grande parte com os tactos “esperados” em cada contingência, de acordo com análises teóricas dos estudos em Análise do Comportamento.

Palavras-chave : Análise do comportamento; Tacto de eventos privados; Contingências programadas; Software.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )