SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The effect of programmed contingencies of reinforcement on private events reportPublications in social kills: bibliometric study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

LIPP, Marilda Emmanuel Novaes; CABRAL, Ana Carolina  and  GRUN, Taísa Borges. Estudo de caso: treino cognitivo de controle da raiva em paciente com hipertensão leve. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 231-245. ISSN 1517-5545.

O objetivo do presente trabalho é apresentar o estudo de caso de um participante do grupo de Treino Cognitivo de Controle da Raiva desenvolvido por Lipp. Foi testada a hipótese de que o TCCR reduziria o stress das relações interpessoais e também a reatividade cardiovascular durante momentos de stress. Instrumentos utilizados: Inventário de Expressão de Raiva Traço e Estado - STAXI; Inventário de Sintomas de Stress para Adultos - ISSL; monitor de pressão contínua e de freqüência cardíaca - FINAPRES. Os resultados indicaram diminuição da raiva estado e traço, temperamento e reação, raiva para fora, controle e expressão da raiva; diminuição do percentual de stress e pressão arterial apresentados pelo participante durante as sessões experimentais; diminuição dos comportamentos de raiva e aumento dos comportamentos de ação responsável ao longo das intervenções. Conclui-se que a modificação dos comportamentos alvos do participante indica a efetividade do TCCR para o controle da raiva e do stress.

Keywords : Treino Cognitivo do Controle da Raiva; Stress; Raiva; Hipertensão arterial; Estudo de caso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )