SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Estudo de caso: treino cognitivo de controle da raiva em paciente com hipertensão leveAnsiedade e depressão em pacientes com tumores do sistema nervoso, hospitalizados à espera da cirurgia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FUMO, Vivian Maria Stabile; MANOLIO, Carina Luiza; BELLO, Suzelei  e  HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Produção científica em habilidades sociais: estudo bibliométrico1. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 246-266. ISSN 1517-5545.

Considerando o desenvolvimento dos estudos brasileiros em Habilidades Sociais (HS) nas últimas décadas, torna-se relevante analisar a produção científica dessa área de conhecimento, pois possibilita visualizar lacunas e caminhos para futuras pesquisas. Este estudo teve como objetivo analisar as publicações sobre HS na coleção Sobre Comportamento e Cognição, utilizando a metodologia da análise bibliométrica. Foram selecionados 27 capítulos, analisados segundo os critérios: ano; origem institucional; autores; tipo de estudo e temáticas. A maioria dos autores estavam vinculados a Instituições de Ensino Superior, sendo nove trabalhos da Universidade Federal de São Carlos. Os autores que se destacaram foram Del Prette e Falcone com cinco publicações cada um. Em relação à classificação dos capítulos quanto ao tipo de estudo, 16 foram classificados como conceituais, cinco como correlacionais, quatro relatos de experiência, um estudo de caso e um que não pôde ser classificado nessas categorias. Portanto esses dados caracterizam como as HS são retratadas na coleção, servindo de base para o desenvolvimento de novas pesquisas.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Produção cientifica; Bibliometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )