SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Produção científica em habilidades sociais: estudo bibliométrico1Programação de contingências reforçadoras no fortalecimento de repertórios pró-sociais no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

NETTO, Rosecler; MESTRE, Marilza; SANTOS, Deborah Cristiane Lobo Rodrigues dos  e  ZOTTO, Leila Lilian Susko. Ansiedade e depressão em pacientes com tumores do sistema nervoso, hospitalizados à espera da cirurgia. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 267-284. ISSN 1517-5545.

Estudo descritivo, associativo com o objetivo de verificar a relação entre estados emocionais (ansiedade e depressão) e permanência hospitalar em período pré-operatório que ultrapassa o tempo de uma semana. A amostra, constituída por quatro pacientes do sexo feminino diagnosticadas com tumores do sistema nervoso internados para cirurgia, respondeu a cinco questões abertas aplicadas somente na primeira entrevista e quatorze itens da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS): sete voltados para avaliação da ansiedade (HAD-A) e sete para avaliação da depressão (HAD-D) aplicada semanalmente até o ato cirúrgico. A pontuação final indicou estado de ansiedade na primeira aplicação em três pacientes e ansiedade/depressão na terceira aplicação em uma paciente. A hipótese da curva ansiedade/depressão/ansiedade não foi confirmada. Com o número reduzido da amostra, consideram-se os resultados válidos apenas para esse estudo.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Ansiedade e depressão; Tumores do sistema nervoso; Pré-operatório.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )