SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Ansiedade e depressão em pacientes com tumores do sistema nervoso, hospitalizados à espera da cirurgiaFormação de terapeutas analítico analítico-comportamentais: efeitos de um instrumento para avaliação de desempenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FERNANDES, Estefania Cheruli  e  SANTOS, Antônio Carlos Godinho. Programação de contingências reforçadoras no fortalecimento de repertórios pró-sociais no contexto escolar. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 285-304. ISSN 1517-5545.

O presente estudo investigou o efeito de contingências reforçadoras sobre o aumento de comportamentos pró-sociais dos alunos no contexto escolar. O Behaviorismo Radical dispõe de um arsenal poderoso para contribuir na melhoria da Educação. Destaca-se o princípio do reforçamento positivo. Vinte alunos, três professores/monitores e a coordenadora participaram desse estudo nas seguintes condições experimentais: Linha de Base e Intervenção - exposição de princípios derivados da Análise do Comportamento aos professores/monitores, coordenadora e realização de atividades destacando comportamentos pró-sociais com os alunos. Os resultados indicaram redução na freqüência de comportamentos anti-sociais, aumento na freqüência de comportamentos pró-sociais, maior participação dos alunos nas atividades programadas pela instituição e redução na freqüência do uso do controle aversivo pelos professores/monitores, sustentando que as contingências reforçadoras foram eficazes no fortalecimento de comportamentos pró-sociais.

Palavras-chave : Reforçamento positivo; Comportamentos pró-sociais; Controle aversivo; Psicologia escolar e programação de contingências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )