SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Programação de contingências reforçadoras no fortalecimento de repertórios pró-sociais no contexto escolarO processo de adesão numa perspectiva analítico comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

IRENO, Esther de Matos  e  MEYER, Sonia Beatriz. Formação de terapeutas analítico analítico-comportamentais: efeitos de um instrumento para avaliação de desempenho. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 305-328. ISSN 1517-5545.

O objetivo da investigação foi avaliar os efeitos da utilização de uma lista de verificação de desempenho de terapeutas analítico-comportamentais sobre a atuação de nove duplas de terapeutas iniciantes, alunos de curso de especialização em terapia comportamental. Os terapeutas participantes assistiram a 13 sessões por eles realizadas e foram gradualmente avaliando seu próprio desempenho. O registro foi feito na lista de verificação em um delineamento de linha-debase múltipla. Os resultados indicaram que a utilização do instrumento teve algum efeito positivo sobre o desempenho geral dos terapeutas, em especial sobre os desempenhos relacionados à coleta de dados e estabelecimento de aliança terapêutica. Não foram obtidos resultados tão positivos com relação às estratégias de intervenção do terapeuta. Foram discutidas outras variáveis que podem ter influenciado os resultados, como experiência clínica, supervisor, tipo de caso atendido e validade/confiabilidade do instrumento.

Palavras-chave : Formação profissional; Avaliação de desempenho; Auto-avaliação; Terapeutas analítico-comportamentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )