SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Formação de terapeutas analítico analítico-comportamentais: efeitos de um instrumento para avaliação de desempenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MORAES, Antonio Bento Alves de; ROLIM, Gustavo Sattolo  e  COSTA JR., Aderson Luiz. O processo de adesão numa perspectiva analítico comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 329-345. ISSN 1517-5545.

Os comportamentos das pessoas e as situações em que vivem têm impacto sobre a qualidade de vida das pessoas. O indivíduo é concebido como um ser ativo, capaz de agir sobre o meio e que tem responsabilidades no seu processo de adoecer. Desta maneira, os indivíduos têm condições potenciais de adquirir e manter comportamentos saudáveis, aderindo a planos terapêuticos importantes a suas condições de desenvolvimento. Os comportamentos de profissionais da saúde e dos pacientes representam o eixo central do processo de comunicação que deve ser descrito para uma compreensão ampla da análise da adesão em saúde. A adesão não pode ser reduzida ao cumprimento das recomendações, mas ao resultado da exposição a situações de aprendizagem e de enfrentamento.

Palavras-chave : Adesão; Comunicação; Aprendizagem; Promoção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )