SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O teste da simulação do falar em público não gera ansiedade em adolescentes surdos ou ouvintes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

BUENO, Annie Catharine Wielewicki et al. Comparação entre comportamentos apresentados por mães de pré-escolares clínicos e não clínicos em uma situação lúdica. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 4-20. ISSN 1517-5545.

Analisar padrões de interação que mães estabelecem com filhos que não apresentam problemas comportamentais permitirá verificar se as habilidades ensinadas nos programas de orientação para estes pais correspondem às habilidades que pais e mães com filhos sem problemas usam no manejo da vida diária. O objetivo do presente estudo foi verificar a existência de diferenças no responder das mães com filhos préescolares clínicos e não clínicos em uma situação de interação lúdica semi-estruturada. Foram medidas e comparadas a frequência de emissão de elogios descritivos e genéricos, ordens e críticas por parte da mãe, e obediência e não obediência por parte da criança. As mães de crianças não clínicas fizeram menos uso de críticas ao comportamento das crianças do que as mães de crianças clínicas, sendo que os grupos não diferiram significativamente quanto ao uso de elogios e de ordens. As crianças diferiram apenas quanto ao comportamento de não obediência. Ensinar às mães de crianças com problemas, a punirem menos os comportamentos inapropriados destas, talvez seja tão importante para a melhora clínica quanto ensiná-las a elogiarem os comportamentos apropriados de seus filhos.

Palabras clave : Relações mãe-criança; Criança-problema.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )