SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Comparison of behaviors displayed by mothers of clinical and non-clinical preschoolers in a playing situationIntervention for adoptive parents under the behavior analysis perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

SANCHEZ, Cintia Nazaré Madeira  and  GOUVEIA JUNIOR, Amauri. O teste da simulação do falar em público não gera ansiedade em adolescentes surdos ou ouvintes. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 21-32. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho pretendeu comparar a ansiedade relatada através da Escala Analógica de Humor (EAH) no Teste da Simulação do Falar em Público em adolescentes surdos e ouvintes. Participaram do experimento quinze surdos que dominam o alfabeto digital e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (grupo experimental) e quinze ouvintes (grupo controle) com idades entre 11 a 18 anos, pareados em relação a variáveis sócio-econômicas e sexo. Ambos os grupos foram submetidos individualmente ao teste da simulação do falar em público, no qual a escala analógica de humor foi aplicada nas fases de adaptação, pré-discurso, durante o discurso e pós-discurso. Os resultados obtidos em ambos os grupos indicam que para a população de adolescentes o teste não gerou a ansiedade tipicamente relatada em adultos e não houve diferença estatística significativa entre os grupos segundo tipo de linguagem usada.

Keywords : surdez; ansiedade; língua brasileira de sinais; Teste da Simulação do Falar em Público.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )