SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Comparação entre comportamentos apresentados por mães de pré-escolares clínicos e não clínicos em uma situação lúdicaIntervenção para pais adotivos na perspectiva da análise do comportamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

SANCHEZ, Cintia Nazaré Madeira  y  GOUVEIA JUNIOR, Amauri. O teste da simulação do falar em público não gera ansiedade em adolescentes surdos ou ouvintes. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 21-32. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho pretendeu comparar a ansiedade relatada através da Escala Analógica de Humor (EAH) no Teste da Simulação do Falar em Público em adolescentes surdos e ouvintes. Participaram do experimento quinze surdos que dominam o alfabeto digital e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (grupo experimental) e quinze ouvintes (grupo controle) com idades entre 11 a 18 anos, pareados em relação a variáveis sócio-econômicas e sexo. Ambos os grupos foram submetidos individualmente ao teste da simulação do falar em público, no qual a escala analógica de humor foi aplicada nas fases de adaptação, pré-discurso, durante o discurso e pós-discurso. Os resultados obtidos em ambos os grupos indicam que para a população de adolescentes o teste não gerou a ansiedade tipicamente relatada em adultos e não houve diferença estatística significativa entre os grupos segundo tipo de linguagem usada.

Palabras clave : surdez; ansiedade; língua brasileira de sinais; Teste da Simulação do Falar em Público.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )