SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The public speaking simulation test does not create anxiety in deaf or listeners adolescentsThe emergence of different names assigned to Behavioral Therapy in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

ROCHA, Margarette Matesco  and  FREITAS, Maura Glória de. Intervenção para pais adotivos na perspectiva da análise do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 33-45. ISSN 1517-5545.

Este trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias utilizadas na etapa inicial de um programa de intervenção em grupo para pais adotivos. Essa etapa foi denominada de Sensibilização e o objetivo foi descaracterizar a adoção como um fator de risco para os comportamentos problemáticos apresentados pelos filhos. Assim, para o desenvolvimento desse programa, foram formados dois grupos por conveniência, com oito participantes cada um, onde a faixa etária dos pais variou entre 26 e 55 anos de idade. O procedimento foi similar nos dois grupos, constou de seis sessões e foi constituído de três fases: avaliação inicial, intervenção e avaliação do programa (conteúdos). Os resultados demonstraram, pelo relato dos pais, que a condição de ser filho por adoção, influenciava as práticas educativas. Com a intervenção, observou-se o reconhecimento do papel das interações familiares para o desenvolvimento e manutenção dos comportamentos dos filhos e o desmitificar da adoção como causa ou explicação dos comportamentos dos filhos.

Keywords : adoção; fator de risco; análise do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )