SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O teste da simulação do falar em público não gera ansiedade em adolescentes surdos ou ouvintesO surgimento de diferentes denominações para a Terapia Comportamental no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ROCHA, Margarette Matesco  e  FREITAS, Maura Glória de. Intervenção para pais adotivos na perspectiva da análise do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 33-45. ISSN 1517-5545.

Este trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias utilizadas na etapa inicial de um programa de intervenção em grupo para pais adotivos. Essa etapa foi denominada de Sensibilização e o objetivo foi descaracterizar a adoção como um fator de risco para os comportamentos problemáticos apresentados pelos filhos. Assim, para o desenvolvimento desse programa, foram formados dois grupos por conveniência, com oito participantes cada um, onde a faixa etária dos pais variou entre 26 e 55 anos de idade. O procedimento foi similar nos dois grupos, constou de seis sessões e foi constituído de três fases: avaliação inicial, intervenção e avaliação do programa (conteúdos). Os resultados demonstraram, pelo relato dos pais, que a condição de ser filho por adoção, influenciava as práticas educativas. Com a intervenção, observou-se o reconhecimento do papel das interações familiares para o desenvolvimento e manutenção dos comportamentos dos filhos e o desmitificar da adoção como causa ou explicação dos comportamentos dos filhos.

Palavras-chave : adoção; fator de risco; análise do comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )