SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Intervenção para pais adotivos na perspectiva da análise do comportamentoPromoção de comportamentos de estudo em crianças: resultados de um programa de ensino para pais e responsáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

COSTA, Nazaré. O surgimento de diferentes denominações para a Terapia Comportamental no Brasil. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 46-57. ISSN 1517-5545.

O artigo apresenta reflexões acerca do surgimento, na última década, de diferentes denominações dadas à Terapia Comportamental no Brasil, especificamente a Terapia Analítico-Comportamental, a Terapia por Contingências de Reforçamento, a Terapia Molar e de Autoconhecimento e a Psicoterapia Comportamental Pragmática. Observa-se que, apesar das diferenças, as semelhanças encontradas levantam dúvidas sobre a necessidade da criação de novas denominações para esta prática clínica. Afinal, todas estas práticas são fundamentadas na Análise do Comportamento e utilizam a análise de contingências como ferramenta de análise e intervenção, buscando compreender o indivíduo como um todo. A preocupação dos terapeutas brasileiros com suas práticas pode ser vista como produtiva e desejável. Repensá-la de forma crítica, aprofundando as concepções teóricas, ampliando as análises do objeto trabalhado não permite, conceitualmente, entretanto, que sejam compreendidas como novos modelos. Se forem compreendidas como "novos modelos de intervenção", isto poderá produzir como consequência a desarticulação e enfraquecimento não somente do grupo, mas também, corre-se o risco de ocasionar uma aplicação fragmentada do corpo de conhecimento que a ciência fornece e que fundamenta as intervenções do analista do comportamento.

Palavras-chave : Terapia Analítico-Comportamental; Terapia por Contingências de Reforçamento; Terapia Molar e de Autoconhecimento; Psicoterapia Comportamental Pragmática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )