SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O surgimento de diferentes denominações para a Terapia Comportamental no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

COSER, Danila Secolim; CORTEGOSO, Ana Lucia  y  GIL, Maria Stella Coutinho de Alcantara. Promoção de comportamentos de estudo em crianças: resultados de um programa de ensino para pais e responsáveis. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 58-78. ISSN 1517-5545.

Frequentemente pais ou responsáveis não possuem repertórios necessários para promover comportamentos de estudo autônomos e eficazes em suas crianças. O presente estudo teve por objetivo executar e avaliar um programa de ensino, desenvolvido por meio de um processo de programação, aplicado a pais ou responsáveis de crianças com história de baixo desempenho escolar. Participaram da investigação três responsáveis de alunos, indicados por professores como apresentando dificuldades de aprendizagem. Foram coletadas medidas de pré-teste, treino e pós-teste por meio de entrevistas com responsáveis e alunos. Além das atividades realizadas nos oito encontros, os responsáveis receberam uma apostila com as informações mais relevantes; a cada duas sessões passaram por uma avaliação. Os resultados indicam que o programa pode ter promovido mudanças no repertório dos pais/responsáveis ao lidar com o estudo dos filhos e/ou na rotina diária de interação no ambiente familiar, principalmente para um dos três participantes.

Palabras clave : treinamento de pais; comportamento de estudo; fracasso escolar; programa de ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )