SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Episódios verbais como instrumento para a análise da relação terapêutica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

BUENO, Gina Nolêto  y  BRITTO, Ilma A. Goulart de Souza. Uma abordagem funcional para os comportamentos delirar e alucinar. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 04-15. ISSN 1517-5545.

O presente artigo busca discutir duas categorias psiquiátricas, delírios e alucinações, tradicionalmente descritas como sintomas de transtorno psicótico, com o conceito de comportamento orientado pelo behaviorismo radical de B. F. Skinner. O artigo inicia com a visão da Associação Americana de Psiquiatria, a qual procura descrever essas categorias como sintomas positivos de esquizofrenia e suas repercussões. Uma abordagem funcionalista para os comportamentos de delirar e alucinar são consideradas em alguns importantes detalhes. Os conceitos de visão e audição condicionada são discutidos como experiência comum. Finalmente, considerações são dadas para as implicações dos efeitos desses tipos de comportamentos-problema e sugestões para lidar com eventos dessa natureza no contexto clínico são oferecidas.

Palabras clave : abordagem funcional; esquizofrenia; análise do comportamento; delírio; alucinação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )