SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3A functionalist approach for delusion and hallucination behaviorsAlternative procedure for production of correspondence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

JULIANI, João et al. Episódios verbais como instrumento para a análise da relação terapêutica. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 16-33. ISSN 1517-5545.

Identificar as variáveis que estão envolvidas no processo terapêutico contribui para a compreensão dessa relação. Esta pesquisa teve por objetivos verificar os operantes verbais que ocorrem na interação cliente-terapeuta, identificar a unidade de comportamento e delimitar o episódio verbal na relação terapêutica. Participaram da pesquisa uma cliente e um terapeuta do curso de Psicologia da UniFil. Duas sessões foram filmadas e transcritas delimitando cada episódio verbal. Os episódios identificados como tatos (55 episódios - 90,5%) eram controlados por estímulos específicos da vida cotidiana do falante/cliente dos quais 19 foram classificados como tatos impuros. A baixa frequência de mandos (6 - 9,5%) em relação à alta frequência de tatos pode estar relacionada com as consequências emitidas pelo terapeuta para as respostas de mando. O tratamento das verbalizações possibilitou descobrir os controles das respostas verbais e colocou o terapeuta em contato com variáveis importantes da relação terapêutica contribuindo para uma mudança no comportamento do cliente.

Keywords : comportamento verbal; relação terapêutica; episódios verbais; operantes verbais; pesquisa de processo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )