SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Uma abordagem funcional para os comportamentos delirar e alucinarProcedimento alternativo para produção de correspondência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

JULIANI, João et al. Episódios verbais como instrumento para a análise da relação terapêutica. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 16-33. ISSN 1517-5545.

Identificar as variáveis que estão envolvidas no processo terapêutico contribui para a compreensão dessa relação. Esta pesquisa teve por objetivos verificar os operantes verbais que ocorrem na interação cliente-terapeuta, identificar a unidade de comportamento e delimitar o episódio verbal na relação terapêutica. Participaram da pesquisa uma cliente e um terapeuta do curso de Psicologia da UniFil. Duas sessões foram filmadas e transcritas delimitando cada episódio verbal. Os episódios identificados como tatos (55 episódios - 90,5%) eram controlados por estímulos específicos da vida cotidiana do falante/cliente dos quais 19 foram classificados como tatos impuros. A baixa frequência de mandos (6 - 9,5%) em relação à alta frequência de tatos pode estar relacionada com as consequências emitidas pelo terapeuta para as respostas de mando. O tratamento das verbalizações possibilitou descobrir os controles das respostas verbais e colocou o terapeuta em contato com variáveis importantes da relação terapêutica contribuindo para uma mudança no comportamento do cliente.

Palavras-chave : comportamento verbal; relação terapêutica; episódios verbais; operantes verbais; pesquisa de processo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )