SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Verbal episodes as instrument to analyze the therapeutic relationshipThe influence of pedagogic activities on the behavior of hospitalized children and their accompanying adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

SIMONASSI, Lorismário Ernesto; PINTO, Mychelle Borges Pereira  and  TIZO, Marcileyde. Procedimento alternativo para produção de correspondência. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 34-51. ISSN 1517-5545.

As relações entre classes de operantes verbais e não-verbais foram estudadas em uma área denominada de correspondência: dizer-fazer; fazer-dizer. O presente estudo verificou: (1) se manipulações sucessivas de reforçadores e punições contingentes a classes de operantes dependentes e independentes (classes dizer/fazer) influenciam umas às outras; (2) os efeitos da apresentação dos reforçadores e da punição de classes de operantes independentes e (3) se reforçando e punindo classes de operantes dependentes, ocorre correspondência entre essas classes de operantes. No experimento I participaram oito universitárias, expostas a cinco fases experimentais. Os resultados do experimento I demonstraram que contingências de reforçamento foram efetivas para promover correspondência entre classes de operantes independentes para seis das oito participantes. As duas outras participantes não fizeram correspondência em todas as fases. No experimento II participaram nove universitárias, expostas a três fases experimentais. Os resultados mostraram que as contingências de reforçamento de punição durante a fase 2 foram efetivas para promover correspondência entre classes de operantes dependentes. Neste experimento foram manipuladas duas variáveis ao mesmo tempo. Para resolver este problema foi delineado o experimento III, no qual participaram oito universitários expostos a três fases experimentais. Os resultados demonstraram que as contingências de reforçamento e punição durante a Fase 2 foram efetivas para promover correspondência entre classes de operantes dependentes. No experimento III foi demonstrado que a variável controladora foi a relação de dependência funcional. O conjunto de experimentos possibilitou verificar que quando se organizam as contingências de dependência entre classes operantes, aumenta-se a possibilidade de ocorrer correspondência entre Fazer e Dizer.

Keywords : classes de operantes; correspondência; dependência-independência funcional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )