SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Procedimento alternativo para produção de correspondência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ROSSIT, Rosana Ap. Salvador  e  FAVERE, Daniela Cristiane de. Influência de atividades pedagógicas sobre o comportamento de crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 52-67. ISSN 1517-5545.

O objetivo desse estudo foi avaliar a influência de atividades pedagógicas sobre o comportamento de crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. O estudo foi desenvolvido na Pediatria/SUS da Santa Casa de Misericórdia de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram estudadas 87 crianças de ambos os gêneros e seus acompanhantes. As etapas da pesquisa foram: (1) observação do comportamento das díades criança-acompanhante antes da intervenção; (2) entrevista para caracterização dos participantes; (3) observação do comportamento das díades criança-acompanhante durante as atividades; (4) entrevista final, separadamente para as crianças e os acompanhantes, com a pergunta: "o que você achou das atividades?". Os resultados indicaram influências positivas das atividades pedagógicas sobre o comportamento das crianças e seus acompanhantes, com repercussão sobre o estado de saúde física, mental e emocional, assim como sobre o ambiente hospitalar e na interação com os funcionários.

Palavras-chave : análise qualitativa; hospitalização infantil; educação; atividades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )