SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Aprendizagem ostensiva, comportamento de ouvinte e transferência de função por pareamento de estímulos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

COELHO, Camila Ribeiro  y  AMARAL, Vera Lúcia Adami Raposo do. Análise dos comportamentos de adesão ao tratamento em adultos portadores de diabetes mellitus tipo 2. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 04-15. ISSN 1517-5545.

O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada por um tratamento complexo. Este estudo teve como objetivo analisar as contingências a que oito adultos portadores de diabetes tipo 2 estariam submetidos frente às condições impostas pelo tratamento. Com base no exame da hemoglobina glicada, os participantes foram divididos entre: Grupo A (controle glicêmico adequado) e o Grupo B (controle glicêmico inadequado). Os resultados apontaram um melhor seguimento das orientações passadas pela equipe, comportamentos de autocontrole e contingências de reforçamento positivo no Grupo A, enquanto que no Grupo B houve um predomínio das contingências de reforçamento negativo e não discriminação dos eventos privados.

Palabras clave : análise de contingências; diabetes; comportamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )