SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Analysis of adherence behaviors in adults with diabetes mellitus type 2The context of the supervision group: environment for training therapists and supervisors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

VICHI, Christian; NASCIMENTO, Gabriela Souza do  and  SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Aprendizagem ostensiva, comportamento de ouvinte e transferência de função por pareamento de estímulos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 16-30. ISSN 1517-5545.

Skinner ao definir comportamento verbal em 1957 exclui o comportamento do ouvinte desta categoria. No entanto, alguns autores como Horne e Lowe e Stemmer sugerem que o comportamento de ouvinte pode ser condição necessária para aquisição do comportamento verbal. Stemmer propõe que o comportamento de ouvinte se dá através de aprendizagem ostensiva, aprendizagem que ocorre por pareamento de estímulos, semelhante à pavloviana, e que uma vez adquirido pode ser transferido para o de falante e reforçado diferencialmente. O presente trabalho irá sugerir semelhanças entre as propostas de Stemmer e o que Pavlov chamou de Segundo Sistema de Sinais, discutindo evidências empíricas sobre transferência de função de estímulos tanto em não-humanos como em humanos na literatura experimental. Apontará a viabilidade das propostas teóricas de Pavlov e Stemmer para ajudar a esclarecer os processos comportamentais subjacentes à área de equivalência de estímulos.

Keywords : comportamento verbal; comportamento do ouvinte; aprendizagem ostensiva; condicionamento pavloviano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )