SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Análise dos comportamentos de adesão ao tratamento em adultos portadores de diabetes mellitus tipo 2O contexto da supervisão grupal: ambiente para formação de terapeutas e de supervisores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

VICHI, Christian; NASCIMENTO, Gabriela Souza do  y  SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Aprendizagem ostensiva, comportamento de ouvinte e transferência de função por pareamento de estímulos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 16-30. ISSN 1517-5545.

Skinner ao definir comportamento verbal em 1957 exclui o comportamento do ouvinte desta categoria. No entanto, alguns autores como Horne e Lowe e Stemmer sugerem que o comportamento de ouvinte pode ser condição necessária para aquisição do comportamento verbal. Stemmer propõe que o comportamento de ouvinte se dá através de aprendizagem ostensiva, aprendizagem que ocorre por pareamento de estímulos, semelhante à pavloviana, e que uma vez adquirido pode ser transferido para o de falante e reforçado diferencialmente. O presente trabalho irá sugerir semelhanças entre as propostas de Stemmer e o que Pavlov chamou de Segundo Sistema de Sinais, discutindo evidências empíricas sobre transferência de função de estímulos tanto em não-humanos como em humanos na literatura experimental. Apontará a viabilidade das propostas teóricas de Pavlov e Stemmer para ajudar a esclarecer os processos comportamentais subjacentes à área de equivalência de estímulos.

Palabras clave : comportamento verbal; comportamento do ouvinte; aprendizagem ostensiva; condicionamento pavloviano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )