SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Aprendizagem ostensiva, comportamento de ouvinte e transferência de função por pareamento de estímulosUtilizando frases como unidades de ensino de leitura: um procedimento baseado na equivalência de estímulos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

O contexto da supervisão grupal: ambiente para formação de terapeutas e de supervisores. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 31-37. ISSN 1517-5545.

A literatura descreve várias habilidades necessárias a um terapeuta comportamental, no entanto pouco se discute sobre o processo de formação de um supervisor. O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência realizada em uma Especialização em Terapia Cognitiva e Comportamental, no interior de São Paulo, na formação de um supervisor-aprendiz. O supervisor-aprendiz acompanhou as supervisões, leu os relatórios e participou nas discussões dos casos. Buscou-se na literatura da Análise do Comportamento os aspectos necessários na formação de um terapeuta e comparou-se com o que foi observado através desta experiência, no que diz respeito às diferenças e semelhanças nas habilidades e nas contingências que permeiam o comportamento de cada um destes personagens (supervisor-experiente, supervisor-aprendiz e aluno). A partir desta experiência, observou-se que o ambiente da supervisão grupal pode auxiliar tanto no processo de formação de terapeutas, como também de supervisores-aprendizes, mas esta temática ainda requer o desenvolvimento de pesquisas mais sistematizadas.

Palavras-chave : Terapia Comportamental; supervisão; formação; habilidades terapêuticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )