SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O contexto da supervisão grupal: ambiente para formação de terapeutas e de supervisoresEl razonamiento analógico desde el modelo de la teoría de los marcos relacionales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

PONCIANO, Vera Lucia de Oliveira  e  MOROZ, Melania. Utilizando frases como unidades de ensino de leitura: um procedimento baseado na equivalência de estímulos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 38-56. ISSN 1517-5545.

O modelo de equivalência de estímulos tem sido aplicado em situações de ensino de leitura, comumente utilizando-se a palavra como unidade de ensino. O presente trabalho teve por objetivos elaborar, aplicar e avaliar um procedimento de leitura utilizando a frase como unidade de ensino, para dois alunos encaminhados para atividades de recuperação. A proposta de ensino foi aplicada individualmente com uso do software educativo Mestre. Antes do ensino, os participantes não liam frases. Após o procedimento implementado, ambos apresentaram emergência de leitura das frases de ensino; no entanto, na leitura generalizada de frases, os níveis de desempenho foram diferenciados. Verificou-se ainda que houve manutenção dos desempenhos apresentados após um intervalo de 28 dias. Os dados obtidos evidenciam que, após a proposta, ambos os participantes ampliaram seu repertório de leitura, atingindo níveis de desempenho superiores aos apresentados anteriormente.

Palavras-chave : leitura; leitura de frases; equivalência de estímulos; software educativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )