SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Assessment of anxiety and attentional processing in undergraduate students using the Emotional Stroop task author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

MAGALHAES, Priscila Giselli Silva; ASSIS, Grauben José Alves de  and  ROSSIT, Rosana Aparecida. Ensino de relações condicionais monetárias por meio de "Matching to Sample" para crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 4-22. ISSN 1517-5545.

O estudo pretendeu verificar o efeito de um procedimento de ensino de escolha de acordo com o modelo (MTS) sobre aprendizagem de relações monetárias em crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticos. Participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via MTS entre valores em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e: preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de cédulas (AD), seguidos dos testes de simetria e transitividade. A maioria dos participantes apresentou emergência de relações. O ensino via MTS em componentes envolveu relações entre preços e figuras de moedas (DB) e figuras de notas e figuras de moedas (DC), seguido de testes de simetria, transitividade e de generalização (simulação de compra e venda). Houve diferença no desempenho entre os participantes dos Grupos I e II, o que confirma a importância de pré-requisitos para aprendizagem de relações monetárias.

Keywords : relações condicionais; equivalência monetária; crianças surdas; pré-requisitos matemáticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )