SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Ensino de relações condicionais monetárias por meio de "Matching to Sample" para crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticosComentários de um treinador de futebol em condições de treino e competição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MELO, Wilson Vieira; PEIXOTO, Marjana; OLIVEIRA, Alcyr  e  BIZARRO, Lisiane. Avaliação da ansiedade e do processamento da atenção em universitários através da tarefa de Stroop Emocional. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 23-35. ISSN 1517-5545.

O Stroop Emocional vem sendo utilizado com notável frequência nos últimos anos, sendo a tarefa de avaliação do viés de atenção mais usada em experimentos para este fim. O objetivo deste estudo foi comparar o viés de atenção para palavras emocionais em pessoas com diferentes níveis de ansiedade de traço e de estado usando o Stroop Emocional. Os participantes foram estudantes universitários (n=111, M=21,6 anos de idade) que responderam ao IDATE. No Stroop Emocional, foram utilizados 20 pares de palavras com alto nível de ativação e valência negativa, pareadas com imagens controle neutras, advindas do Affective Norms for English Words (ANEW). Apesar de ter sido observado parcialmente o efeito Stroop nesta amostra, tais resultados indicaram que a ansiedade de traço ou estado não são importantes para o viés de atenção para estímulos negativos com altos níveis de ativação.

Palavras-chave : Stroop Emocional; universitários; ansiedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )