SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Avaliação da ansiedade e do processamento da atenção em universitários através da tarefa de Stroop EmocionalCultura organizacional: a visão da análise do comportamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

BELINELI, Lays Fernanda et al. Comentários de um treinador de futebol em condições de treino e competição. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 36-47. ISSN 1517-5545.

O principal objetivo deste trabalho é verificar se há diferenças nos comentários de um treinador de futebol amador direcionados a atletas em treino e competição. Participou da pesquisa um professor de educação física, que é treinador de uma escolinha de futebol. Com um gravador MP4 foram gravados quatro treinos e dois jogos. Os comentários do treinador foram transcritos e categorizados de acordo com duas grandes categorias de análise: Negativa, que se subdivide em Corretiva e Irônico-repressiva e Positiva, que se subdivide em Reforçadora, Motivadora e Instrucional. Os resultados apontam que a categoria Instrucional ocorre com maior frequência em ambas as situações de análise. Os dados indicam, no entanto, uma diferença na frequência total de comentários. A frequência total de comentários foi maior durante ambos os jogos em comparação aos treinos precedentes. Além disto, a ocorrência de comentários reforçadores é pouco frequente, fato que pode ter implicações no aprendizado dos alunos/jogadores.

Palabras clave : Psicologia no esporte; Categorização de comentários do treinador; Análise do Comportamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )