SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Comentários de um treinador de futebol em condições de treino e competiçãoDesenvolvimento de um sistema multidimensional para a categorização de comportamentos na interação terapêutica: tese de doutorado de Denis Zamignani, 2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

VASCONCELOS-SILVA, André; TODOROV, João Claúdio  e  SILVA, Renata Limongi França Coelho. Cultura organizacional: a visão da análise do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 48-63. ISSN 1517-5545.

Com o presente estudo, propôs-se realizar um levantamento nos principais periódicos nacionais da Administração e da Análise do Comportamento a fim de identificar categorias de assuntos pertinentes à cultura organizacional, bem como apresentar a compreensão que a análise do comportamento estabeleceu sobre cultura organizacional. Para a realização desse levantamento, foi feito um recorte entre os anos de 1997 e 2008, em periódicos de Administração e de Psicologia. O procedimento para realizar essa revisão de literatura envolveu inicialmente o acesso ao banco de dados das revistas indicadas para levantamento dos sumários de cada volume. Em seguida, foram lidos todos os resumos dos artigos e separados os trabalhos referentes ao universo conceitual da cultura organizacional, independentemente da abordagem. Por fim, os artigos que contemplavam o tema cultura organizacional foram lidos e categorizados para o caso presente, levando em consideração a temática abordada. Foi possível verificar que, na tendência comportamental, a cultura organizacional pode ser analisada em termos de três componentes: resultados importantes para a sobrevivência, práticas de membros organizacionais e ligações entre resultados e práticas. Com isso, identificou-se que o estudo das práticas culturais ou dos processos culturais tem sido de grande relevância para o campo do Comportamento Organizacional, além de o tema ser de fundamental importância para ampliar a consolidação da Análise do Comportamento como ciência, como produtora de conhecimento básico ou aplicado e como área tecnológica responsável por modificações comportamentais.

Palavras-chave : Comportamento Organizacional; Cultura Organizacional; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )