SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Acompanhante terapêutico: caracterização da prática profissional na perspectiva da análise do comportamentoCaracterísticas psicométricas do questionário de crenças dos transtornos de personalidade: forma reduzida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

PESSOA, Candido V. B. B.  e  TOMANARI, Gerson Yukio. Medidas de Controle de estímulos: fixações do olhar como respostas de observação naturais. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 34-50. ISSN 1517-5545.

Análises dos movimentos dos olhos frequentemente apresentam resultados inconclusivos sobre a função discriminativa dos estímulos que estes movimentos produzem. Esta pesquisa objetivou apresentar a análise da primeira fixação dos olhos de participantes em cada componente de uma tarefa de discriminação simples sucessiva como indicadora das funções discriminativas de dois conjuntos de estímulos. Quatro universitários foram submetidos a tarefas de discriminação em que respostas em um teclado produziram pontos quando emitidas diante de um conjunto de estímulos, mas não de outro. O olhar dos participantes foi rastreado. Realizaram-se análises da frequência total, duração total, duração média e duração da primeira fixação dos olhos dos participantes sobre os SDs. A duração da primeira fixação se mostrou mais preditiva das diferentes funções dos conjuntos de estímulos antecedentes à tarefa manual. Os resultados são discutidos em termos das características dinâmicas dos estímulos e da importância de análises dos movimentos dos olhos no âmbito aplicado.

Palavras-chave : movimentos dos olhos; fixações; resposta de observação; atenção; discriminação simples.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )