SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Medidas de Controle de estímulos: fixações do olhar como respostas de observação naturaisEmergência de leitura em crianças com fracasso escolar: efeitos do controle por exclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

LEITE, Donizete Tadeu; LOPES, Ederaldo José  e  LOPES, Renata Ferrarez Fernandes. Características psicométricas do questionário de crenças dos transtornos de personalidade: forma reduzida. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 51-69. ISSN 1517-5545.

Este estudo avaliou as propriedades psicométricas da versão brasileira do Personality Belief Questionnaire - Short form (PBQ-SF). Uma amostra de 700 alunos universitários respondeu à versão brasileira do PBQ -SF. Os resultados apresentaram níveis satisfatórios para as estimativas de confiabilidade (alpha de Crombach) das escalas do PBQ-SF, apontando para uma significativa associação entre as crenças de cada uma das escalas. Os resultados da análise fatorial do PBQ-SF apresentaram um modelo muito aproximado de sua estrutura original, observando-se mais similaridades do que contradições entre eles. De um modo geral, os achados oferecem sustentação para a existência de validade fatorial para a versão brasileira do PBQ-SF, sugerindo que ele é um instrumento prático para a medida das crenças disfuncionais relacionadas aos transtornos da personalidade.

Palavras-chave : Transtornos da personalidade; esquemas cognitivos; Questionário de Crenças dos Transtornos de Personalidade - Forma Reduzida (PBQ-SF); psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )