SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Características psicométricas do questionário de crenças dos transtornos de personalidade: forma reduzidaRole-playing como estratégia facilitadora da análise funcional em contexto clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

CABRAL, Rebeca Pereira; ASSIS, Grauben José Alves de  e  HAYDU, Verônica Bender. Emergência de leitura em crianças com fracasso escolar: efeitos do controle por exclusão. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 88-101. ISSN 1517-5545.

Em estudo prévio, crianças jovens responderam por exclusão em um procedimento de escolha de acordo com modelo (MTS), mas não aprenderam todas as relações entre nomes e objetos após uma única tentativa. Com objetivo de investigar a escolha por exclusão no ensino de leitura de palavras em um contexto de brincadeira após uma única tentativa, e testar a eficácia desse procedimento para o desenvolvimento de leitura de palavras formadas pela recombinação de sílabas, cinco crianças com histórico de fracasso escolar foram submetidas ao procedimento de MTS. Todos os participantes escolheram por exclusão, aprenderam novas relações condicionais entre palavra ditada e palavra impressa em uma única tentativa e foram capazes de ler parte das palavras do teste de generalização. Esses resultados apontam que responder por exclusão em um procedimento de MTS foi eficaz para: ensinar relações condicionais em uma única tentativa e estabelecer o controle parcial pelas unidades silábicas.

Palavras-chave : controle de estímulos; equivalência de estímulos; responder por exclusão; leitura; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )