SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Emergence of reading in children with school failure: effects of control by exclusionEffects of exposure in vivo and graded activities on disability and pain related fear and avoidance in chronic low back pain patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

SOUZA, Vivian Bonani de; ORTI, Natália Pinheiro  and  BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Role-playing como estratégia facilitadora da análise funcional em contexto clínico. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 102-122. ISSN 1517-5545.

Na terapia analítico-comportamental, utilizam-se diversas técnicas, entre elas o role-playing e a análise funcional. O role-playing é viável para modelar comportamentos relevantes, enquanto a análise funcional é utilizada para avaliação diagnóstica e para produzir autoconhecimento. Entretanto, algumas queixas apresentam características que dificultam a produção de autoconhecimento, sem o qual o cliente pode não aderir à modelagem de repertórios alternativos. O presente trabalho busca exemplificar a associação de role -playing e análise funcional enquanto procedimento para facilitar o desenvolvimento de autoconhecimento em clientes com déficits de discriminação de relações funcionais e dificuldades interpessoais. Uma sessão foi selecionada, de um total de 12 encontros em grupo. Como resultado principal, destaca-se o aumento de autorrevelação e discriminação de relações funcionais pelos clientes. Conclui-se que o role-playing possa ser ambiente para ensinar o cliente a descrever relações funcionais e produzir autoconhecimento diante de queixas interpessoais e dificuldade de discriminação das contingências em vigor.

Keywords : análise funcional; role-playing; terapia analítico-comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )