SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Role-playing como estratégia facilitadora da análise funcional em contexto clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SALVETTI, Marina de Góes; KURITA, Geana Paula; LONGO, Elaine Santana  e  PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos. Efeitos da intervenção exposição ao vivo e atividades graduais sobre a incapacidade e a crença de medo e evitação em pacientes com dor lombar crônica. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 123-133. ISSN 1517-5545.

Revisão sistemática que objetivou avaliar os efeitos das intervenções "Exposição ao Vivo" (EV) e/ou "Atividades Graduais" (AG) sobre a crença de medo e evitação da dor e sobre a incapacidade, em doentes com lombalgia crônica. A estratégia de busca abrangeu seis bases de dados. Os estudos foram comparados de acordo com o desenho, método, resultados, nível de evidência e grau de recomendação. Seis artigos foram analisados, dos quais quatro estudos indicaram que a EV reduziu o medo e evitação da dor e três mostraram redução da incapacidade após a EV, em análise individual de cada paciente. Os estudos de maior nível de evidência e grau de recomendação (2b, B) favorecem a recomendação do uso da "Exposição ao Vivo" para redução do medo e evitação da dor em pacientes com lombalgia crônica. A presença de poucos estudos e as limitações metodológicas encontradas indicam a necessidade de maior investigação sobre o tema.

Palavras-chave : revisão sistemática; medo e evitação da dor; incapacidade; lombalgia; dor lombar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )