SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Efeitos de uma atividade de fantasia em medidas da interação terapêutica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

NOVAIS, Marina Rodrigues  y  BRITTO, Ilma A Goulart de Souza. Comportamentos-problema de uma criança vítima de abuso sexual. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 4-19. ISSN 1517-5545.

O presente estudo analisou funcionalmente comportamentos-problema, como fazer birra, desobedecer, emitidos por uma criança que fora vítima de abuso sexual. Para o controle experimental foi empregado o delineamento de múltiplas condições com três condições principais: atenção,sozinha e controle. As condições de atenção e sozinha foram divididas em outras subcondições. Os resultados demonstraram que a atenção social controlava os comportamentos inadequados da participante. Para o programa de tratamento, optou-se pelo uso do delineamento de reversão-replicação do tipo ABAB seguido de follow-up. Esse constituiu de uma fase de linha de base I (A), seguida da fase de intervenção (B), outra fase de linha de base II (A), seguida por outra fase de intervenção II (B). Para a intervenção, foi usado o reforçamento diferencial de comportamento alternativo (DRA), um procedimento que envolveu o reforçamento positivo de comportamentos alternativos adequados que são topograficamente diferentes dos comportamentos inadequados, combinado com a sua extinção (EXT). Por meio da intervenção houve um aumento na frequência dos comportamentos adequados, diminuindo-se a frequência dos comportamentos inadequados, podendo-se demonstrar a eficácia do programa de tratamento.

Palabras clave : análise funcional; intervenção comportamental; abuso sexual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )