SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Problem behaviors of a child victim of sexual abuseCognitive-behavioral therapy for eating disorders: psychotherapists view about the treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

PERON, Francielly  and  SILVEIRA, Jocelaine Martins da. Efeitos de uma atividade de fantasia em medidas da interação terapêutica. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 20-35. ISSN 1517-5545.

Avaliou-se o efeito de uma atividade de fantasia em medidas da interação terapeuta/cliente. Dez sessões psicoterápicas de uma díade terapeuta/cliente foram registradas em vídeo, transcritas e categorizadas por observadores que atingiram os critérios de concordância estipulados. Estas sessões foram divididas em cinco condições - ABABA. Nas condições B, introduziu-se uma atividade de fantasia. Houve diminuição nas categorias da terapeuta de Solicitação de relato e Solicitação de reflexão e aumento das categorias Fornecimento de interpretações, Informações e Recomendações, durante as condições B. Para a cliente, nas condições B, houve aumento da categoria Estabelecer relações entre eventos e diminuição da categoria Relato de eventos. Discutiu-se o aumento do relato de metas e melhoras por parte da cliente nas sessões subsequentes às duas condições B. Estudos foram sugeridos para esclarecer o efeito de intervenções do terapeuta e o efeito de descrições acuradas de contingência nos relatos de melhora e de engajamento na mudança.

Keywords : atividade de fantasia; terapia analítico-comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )