SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Efeitos de uma atividade de fantasia em medidas da interação terapêuticaEfetividade de terapias cognitivo-comportamentais em grupo para o transtorno de pânico: revisão sistemática e meta-análise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

OLIVEIRA, Letícia Langlois  y  DEIRO, Carolina Peixoto. Terapia cognitivo-comportamental para transtornos alimentares: a visão de psicoterapeutas sobre o tratamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 36-49. ISSN 1517-5545.

Os transtornos alimentares (TA) constituem uma área de crescente interesse dos profissionais da saúde. Todavia, ainda há poucos estudos brasileiros sobre o tratamento dessas patologias pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). O presente artigo se propõe a investigar como se dá o tratamento dos TA na visão de quatro terapeutas especializados nessa abordagem. O delineamento utilizado foi o de Estudos de Caso Múltiplos e as informações foram obtidas através de entrevistas abertas. Os resultados mostraram consenso sobre a importância do vínculo terapêutico, da interdisciplinaridade e do envolvimento familiar no tratamento. Entre as vantagens da TCC foram citadas a resposta rápida e a eficácia das técnicas. Quanto às limitações, foram mencionados aspectos como pouca motivação dos pacientes e questões econômicas. O principal critério de alta é um funcionamento global adequado. Finalmente, todos concordam em que novas pesquisas na área são importantes. Salienta-se especialmente a necessidade de novas investigações no contexto nacional.

Palabras clave : Tratamento; Transtornos alimentares; Terapia Cognitivo-comportamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )