SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Terapia cognitivo-comportamental para transtornos alimentares: a visão de psicoterapeutas sobre o tratamentoDelineamentos culturais: transferência de controle de reforçadores arbitrários a naturais e de imediatos a atrasados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SOARES, Tárcio; CAMARGO, Jéssica  e  PIZZINATO, Adolfo. Efetividade de terapias cognitivo-comportamentais em grupo para o transtorno de pânico: revisão sistemática e meta-análise. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 50-65. ISSN 1517-5545.

Embora as terapias cognitivo-comportamentais sejam estudadas para o transtorno de pânico, geralmente as revisões sobre o assunto agrupam indiscriminadamente modalidades individuais e em grupo. O presente estudo objetivou avaliar, por meio de técnicas de meta-análise, a efetividade das terapias cognitivo-comportamentais em grupo para o transtorno de pânico. Foram feitas buscas bibliográficas em LILACS, PsycINFO, ISI e Pubmed. Foram calculados tamanhos de efeito de Hedges (g) intragrupos em sintomas de pânico e ansiedade, agorafobia e depressão. Utilizouse um modelo de efeitos aleatórios para estimar os tamanhos de efeito sumários e o viés de publicação foi calculado. A busca resultou em 22 artigos de 14 estudos diferentes. Encontraram-se tamanhos de efeito sumário grande para sintomas de pânico e ansiedade (g=1,39), moderado para sintomas depressivos (g=0,79) e grande para sintomas agorafóbicos (g=0,92). Os resultados sugerem que essas terapias são efetivas para o transtorno de pânico e se constituem em uma alternativa interessante de tratamento.

Palavras-chave : transtorno de pânico; terapia em grupo; terapia cognitivo-comportamental em grupo; meta-análise; efetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )