SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Efetividade de terapias cognitivo-comportamentais em grupo para o transtorno de pânico: revisão sistemática e meta-análise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

SOUZA, Vivian Bonani de  y  CARRARA, Kester. Delineamentos culturais: transferência de controle de reforçadores arbitrários a naturais e de imediatos a atrasados. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 66-82. ISSN 1517-5545.

Este artigo descreve e analisa algumas articulações entre os conceitos de reforçadores arbitrários, reforçadores naturais, reforçadores imediatos - ou de curto prazo - e reforçadores de longo prazo encontrados na literatura, com vistas à sua específica utilização no delineamento de práticas culturais. Para tanto, os textos foram selecionados pela leitura dos títulos, resumos e palavras-chave. Realizada a seleção, os textos foram classificados, pela referência à articulação entre reforçadores. Foram selecionados 28 textos, dos quais 18 textos foram classificados como com referência à articulação. Considera-se que, embora as principais publicações da Análise do Comportamento revelem que esses princípios têm sido consistentemente estudados na pesquisa básica, apenas recentemente, em função da ampliação de projetos e intervenções ligadas à análise e planejamento cultural, tem sido revelada a necessidade de explorar verticalmente algumas de suas principais implicações teóricas e práticas.

Palabras clave : reforçadores; transferência de controle; cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )