SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2B. F. Skinner e o uso do controle aversivo: um estudo conceitualAvaliação de um programa de tratamento do tabagismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

VERMES, Joana Singer  y  BANACO, Roberto Alves. O estudo de algumas relações funcionais envolvidas nos comportamentos obsessivo-compulsivos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 18-34. ISSN 1517-5545.

A literatura especializada propõe que comportamentos obsessivo-compulsivos possam ser mantidos pela eliminação do estímulo aversivo condicionado e da ansiedade, por reforçamento meio de social e por esquiva de contingências aversivas. Apresenta-se como objetivo verificar essas hipóteses a partir do estudo de casos únicos. MÉTODO: Três crianças, que apresentavam rituais de limpeza, participaram de 12 sessões de 15 minutos cada, em sala contendo pia com água corrente e materiais que possibilitassem atividades e rituais. Após entrevistas e um teste para avaliar preferência por diversos brinquedos, cada criança foi submetida a diferentes condições experimentais, envolvendo: brinquedos de média preferência; brinquedos de média preferência e sujeira; brinquedos de baixa preferência; brinquedos de baixa preferência e sujeira; brinquedos de alta preferência; brinquedos de alta preferência e sujeira; tarefas aversivas; tarefas aversivas e sujeira. Sessões foram gravadas em vídeo e os comportamentos foram registrados e analisados. RESULTADOS: Os resultados mostram alguma relação entre comportamentos observados e condições experimentais, como o sujeito 1, que apresentou maior duração dos comportamentos destacados nas sessões com sujeira e brinquedos de baixa preferência e atividades aversivas, convergindo com a literatura que aponta as várias funções operantes dos comportamentos obsessivo-compulsivos.

Palabras clave : comportamentos obsessivo-compulsivos; transtorno obsessivo-compulsivo; análise funcional.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )