SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O estudo de algumas relações funcionais envolvidas nos comportamentos obsessivo-compulsivosTranstorno bipolar: avaliação de um programa de psicoeducação sob o enfoque da análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MESQUITA, Alex Andrade. Avaliação de um programa de tratamento do tabagismo. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 35-44. ISSN 1517-5545.

O objetivo do presente estudo foi o de avaliar a efetividade de um programa público de tratamento do tabagismo, baseado nas diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Foram avaliados 109 pacientes, atendidos em um hospital público durante o período de dois anos. Os participantes passaram por quatro sessões de terapia cognitivo-comportamental em grupo, associada à reposição de nicotina e à bupropiona. Foi verificada a manutenção da abstinência em um mês, quatro meses, e seis meses após o tratamento. Os resultados mostraram que 83,5% dos participantes pararam de fumar ao final do tratamento. Após um mês ocorreram poucas recaídas, porém após quatro e seis meses o número de abstinentes cai quase pela metade. Os resultados mostram que a terapia cognitivo-comportamental associada à medicação é eficaz na cessação do tabagismo e na manutenção da abstinência, reforçando a importância e a eficácia dos programas públicos de tratamento do tabagismo.

Palavras-chave : tratamento; tabagismo; terapia cognitivo-comportamental; medicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )