SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Evaluation of a program for smoking cessationCognitive-behavioral psychotherapy for acute stress disorder: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

MUSSI, Samir Vidal; SOARES, Maria Rita Zoéga  and  GROSSI, Renata. Transtorno bipolar: avaliação de um programa de psicoeducação sob o enfoque da análise do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 45-63. ISSN 1517-5545.

A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação, aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, os quais se encontravam em tratamento em um hospital público. Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL). Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo. Os resultados mostram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio "Físico" da escala de Qualidade de Vida. Além disso, a alta frequência de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais.

Keywords : Psicoeducação; Grupo; Transtorno Afetivo Bipolar; Análise do Comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )