SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Bipolar disorder: evaluation of a psychoeducational program under a behavior analysis focusA systematic review of experimental studies in social skills training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

ROMANI-SPONCHIADO, Aline; SILVA, Cristiane Ribeiro da  and  KRISTENSEN, Christian Haag. Psicoterapia cognitivo-comportamental para o transtorno de estresse agudo: uma revisão sistemática. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 64-74. ISSN 1517-5545.

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem sido considerada a terapia de escolha para o tratamento do Transtorno de Estresse Agudo (TEA), sendo empregada como forma de prevenção ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). No entanto, não há um consenso sobre as estratégias mais eficazes dentro desta abordagem. O presente artigo teve por objetivo identificar, por meio de uma revisão sistemática de estudos clínicos controlados, as estratégias que apresentam maior eficácia dentro da abordagem cognitivo-comportamental. Foram consultadas as bases de dados Scielo, LILACS, MedLine/PubMed, Web of Science e PsychInfo em Junho de 2012. Foram inicialmente identificados 1103 estudos. Após a adoção dos critérios de exclusão, cinco estudos foram incluídos no processo de revisão. A partir dos estudos encontrados e da análise destes, conclui-se que a terapia de exposição apresenta resultados promissores para tratamento do TEA. A revisão indicou ainda a necessidade de estudos com melhor qualidade metodológica e amostras mais abrangentes.

Keywords : Trauma; Terapia de Exposição; Terapia Cognitivo-Comportamental; Efetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )