SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Transtorno bipolar: avaliação de um programa de psicoeducação sob o enfoque da análise do comportamentoUma revisão sistemática de estudos experimentais sobre treinamento de habilidades sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ROMANI-SPONCHIADO, Aline; SILVA, Cristiane Ribeiro da  e  KRISTENSEN, Christian Haag. Psicoterapia cognitivo-comportamental para o transtorno de estresse agudo: uma revisão sistemática. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 64-74. ISSN 1517-5545.

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem sido considerada a terapia de escolha para o tratamento do Transtorno de Estresse Agudo (TEA), sendo empregada como forma de prevenção ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). No entanto, não há um consenso sobre as estratégias mais eficazes dentro desta abordagem. O presente artigo teve por objetivo identificar, por meio de uma revisão sistemática de estudos clínicos controlados, as estratégias que apresentam maior eficácia dentro da abordagem cognitivo-comportamental. Foram consultadas as bases de dados Scielo, LILACS, MedLine/PubMed, Web of Science e PsychInfo em Junho de 2012. Foram inicialmente identificados 1103 estudos. Após a adoção dos critérios de exclusão, cinco estudos foram incluídos no processo de revisão. A partir dos estudos encontrados e da análise destes, conclui-se que a terapia de exposição apresenta resultados promissores para tratamento do TEA. A revisão indicou ainda a necessidade de estudos com melhor qualidade metodológica e amostras mais abrangentes.

Palavras-chave : Trauma; Terapia de Exposição; Terapia Cognitivo-Comportamental; Efetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )