SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Psicoterapia cognitivo-comportamental para o transtorno de estresse agudo: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FREITAS, Lucas Cordeiro. Uma revisão sistemática de estudos experimentais sobre treinamento de habilidades sociais. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 75-88. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho buscou caracterizar os estudos experimentais publicados em periódicos nacionais na área do Treinamento de Habilidades Sociais e identificar tendências metodológicas e possíveis lacunas nas pesquisas encontradas. Foram recuperados, na íntegra, os 10 estudos experimentais citados no trabalho de Bolsoni-Silva el al.. (2006) e foi realizada uma busca no banco de dados SCIELO, compreendendo o período entre 2004 e 2012. A maioria das pesquisas localizadas foi realizada com sujeitos com características clínicas, tendo como objetivo a avaliação de diferentes componentes das habilidades socais por meio da observação sistemática do comportamento. Os estudos apresentam contribuições em termos da caracterização do repertório de habilidades sociais e da competência social de pacientes psiquiátricos psicóticos e da verificação da efetividade de programa de intervenção com estudantes universitários.

Palavras-chave : habilidades sociais; competência social; estudos experimentais; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )