SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Relação entre comportamentos emocionais ciumentos e violência contra a mulher índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

VENDRAMINE, Carolina Maia  y  BENVENUTI, Marcelo Frota Lobato. Promoção de mudanças de comportamentos em crianças: o papel do automonitoramento do comportamento dos cuidadores. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 05-20. ISSN 1517-5545.

O trabalho de educação comportamental com cuidadores, em diversos formatos, tem se mostrado eficaz na promoção de mudanças de comportamentos de crianças. O presente estudo se propôs a ensinar cuidadores a utilizarem estratégias de extinção e reforço, além de fazerem análises funcionais de comportamentos considerados por eles como inadequados. O estudo contou com cinco pares de cuidadores-crianças. Os cuidadores foram instruídos a observar e definir comportamentos das crianças. Em seguida, foram instruídos a observar como apresentavam consequências a comportamentos inadequados e adequados das crianças. Três das cinco famílias concluíram o programa de automonitoramento e treino de análises funcionais. Para duas das três famílias que concluíram o programa, houve remissão significativa de comportamentos inadequados em função das intervenções - reatividade ao automonitoramento e aprendizagem de análises funcionais. Para a terceira família, a mudança ocorreu já na linha de base, antes das intervenções, apenas com a prática da observação. Em todos os casos, o automonitoramento cumpriu papel relevante como ferramenta de controle dentro de um contexto de pesquisa aplicada. A quarta e a quinta família não concluíram o programa por dificuldades de comunicação escrita e por indisponibilidade para realizar as tarefas solicitadas.

Palabras clave : automonitoramento; comportamento adequado; comportamento inadequado; intervenções em família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )